Site Oficial do Grupo Zaatam

Photobucket

Novembro 16 2018

21janeirras.jpg

 

GRUPOS PARTICIPANTES:

images.jpg

ZAATAM- O grupo "Zaatam" - teve o seu aparecimento em 1996, mas só em 27 de Janeiro de 1998, por Escritura Pública, é oficialmente constituída a Associação - Zaatam - Grupo de Recolha e Divulgação de Música Popular de Sátão. Trata-se de um grupo de recolha e divulgação da música popular portuguesa, com destaque para a música tradicional do concelho de Sátão e da região em que está inserido.  A função do Grupo não é apenas a recolha dos cantares alegres, tristes, meigos e sadios que brotam da alma colectiva de um povo, mas dar a conhecê-los ou, porque não, reavivá-los através dos instrumentos musicais tradicionais com destaque para os realejos ou harmónicas, bandolim, viola, cavaquinho, flauta, bombo, ferrinhos.. As recolhas são ouvidas, gravadas e trabalhadas pelo grupo quer a nível de tonalidade quer a nível de ritmo. Apesar da sua curta história, o grupo tem respondido às solicitações que lhe têm sido dirigidas um pouco por toda a região e pelo País, contando já com um número assinalável de actuações, assim como quatro deslocações a França. Organiza desde 1999 Encontros de Cantadores de Janeiras. Organiza desde 2004 Encontros de Música Tradicional Portuguesa De salientar a gravação de um primeiro CD "Da minha Terra" onde está registado o repertório mais significativo e que teve o seu lançamento em Agosto de 2001. Posteriormente em Junho de 2008 lançou o seu segundo trabalho, um CD duplo, comemorando o seu 10º Aniversário. intitulado " De Porta em Porta” Tanto o primeiro como o segundo trabalho encerram canções baseados em melodias populares da região em que está inserido, todos eles com arranjos do Grupo. Participação no programa Praça da Alegria da RTP1 em 16 de Novembro de 2001 e 20 de Agosto de 2004, e no programa «HÀ VOLTA» em Agosto de 2008. Participação na ANTENA 1 no Programa Cantos da Casa em Abril de 2009. Em 2013, participação na FESTA DO AVANTE.

DSC_2826.JPG

O Grupo de Cantigas da Associação de Padornelo(Paredes de Coura).

É uma formação musical constituída exclusivamente por habitantes desta freguesia de Paredes de Coura, Padornelo. Dedica-se à interpretação de música tradicional portuguesa e, com este objetivo, congrega mais de vinte elementos, pertencentes a diferentes gerações. Esta tão enriquecedora convivência intergeracional é uma das principais marcas do Grupo de Cantigas. As outras são a simplicidade e a alegria que o Grupo empresta a cada tema do seu repertório."

 

thumbnail_P1150152.jpg

O Grupo de Cantares «Aléu» ( Vila Real) 

Tomou o seu nome da palavra que figura no brasão da cidade de Vila Real. A palavra significa um pau ou cajado com que se jogavam certos jogos populares, nomeadamente a «choca» ou “reca”, de que D. Pedro de Meneses, futuro marquês de Vila Real, segundo a lenda, se ocupava no momento em que o rei D. João I o fez governador de Ceuta, em 1415. O Grupo é constituído por 18 elementos, funcionários do Município de Vila Real e Santa Marta de Penaguião. Foi fundado em Março de 1996, fazendo a sua primeira actuação em público no dia 6 de Maio, ficando desde logo provada a sua qualidade, que nunca mais cessou de crescer, assim como a sua popularidade. Afirma-se como um grupo de raiz, sendo todos os seus temas recolhidos na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. No seu reportório incluem-se muitos cantares cheios de alegria, como «Fui ao Douro às vindimas», «Nossa Senhora da Serra», «Ó rapaz, aperta a faixa», «O malhão», «A repalhinha», «O regadinho», «A minha saia velhinha», «O vira do Marão», «Loureiro, verde loureiro» e outros. O Grupo preocupa-se em apresentar cantares outros. O Grupo preocupa-se em apresentar cantares autênticos, recolhidos directamente junto do povo, contribuindo assim para preservar o tesouro da música tradicional desta Região. O Grupo de Cantares «Aléu», que se afirma como um legítimo «embaixador» da cultura popular trasmontano-duriense, continua a sua recolha etnográfica, tendo já gravado dois CD’s.

 

download.jpg

Grupo de Cavaquinhos da Ericeira- Achada - Mafra

Musica Popular Portuguesa. Grupo musical composto pelos seguintes instrumentos : Cavaquinho tradicional, Viola e Carron. Da  Achada - Mafra  O cavaquinho é um cordofone popular de pequenas dimensões, do tipo da viola de tampos chatos e da família das guitarras europeias. Possuindo uma caixa de duplo bojo e pequeno enfranque, as suas quatro cordas de tripa ou metálicas (em aço) são tradicionalmente presas a cravelhas de madeira dorsais e ao cavalete colado a meio do bojo inferior do tampo, por um sistema que também se usa na viola. Além deste nome encontramos ainda, para o mesmo instrumento ou outros com ele relacionados, as designações de machimbo, machim, machete, manchete ou marchete, braguinha ou braguinho, cavaco.

Dentro da categoria geral com aquelas características, existem atualmente em Portugal continental dois tipos de cavaquinhos, que correspondem a outras tantas áreas: o tipo minhoto e o tipo de Lisboa.

 

publicado por Administrador às 16:24

Grupo de Recolha e divulgação de Música Popular de Sátão
Novos Visitantes
free counters
Novembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Online Neste Momento
Publicidade

RADIOSATAO

 

 

Photobucket

 

 

 

 

ZEROZERO

 

 

 

Image Hosted by ImageShack.us
pesquisar
 
blogs SAPO
Visitas
Academias
Contador de visitas